Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

terça-feira, maio 29, 2007

...pero que l'ASAE, l'ASAE!

Sim, tive a rara oportunidade de ver uma equipa da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, para os menos atentos) e foi deveras esclarecedor. Dois fiscais, com o ar mais austero do mundo, sentaram-se ao lado da mesa onde almoçava, pedindo insistentemente os BI's aos brasileiros que ali trabalhavam. Resultado: fiquei sem serviço de mesa e restou apenas a menina da caixa!
Já estava no final da refeição, por isso pude observar como actua um fiscal da ASAE. Primeiro, nunca ataca sozinho e o seu colega tem sempre um QI bem mais baixo que o fiscal principal. Depois, vasculham minunciosamente inocentes e aborrecidas facturas que estão num dossier sem qualquer perspectiva de serem abertas. Antes de mais, começam por pedir um cafézinho e numa tentativa de adoçar o temeroso fiscal, o café do técnico da ASAE veio com um bombom, enquanto o meu veio com a conta. Depois de analisarem de forma estupidamente detalhada cada grama de carne comprada por aquele restaurante, segue-se o momento nonsense de um ataque de fiscais da ASAE. O fiscal, outrora com um ar sério e ditatorial, saca de uma toca para o cabelo e de uns chinelos, que devem ser próprios para andar em cozinhas. É como se, de repente, o juiz do programa "Juiz Decide" se vestisse de Popas e fosse fazer umas gracinhas na Rua Sésamo! Mais lindo ainda: um técnico da ASAE nunca perde a postura séria, seja de fato e gravata, ou esteja trajado com um toca ridícula e uns chinelos inqualificáveis.