Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

segunda-feira, outubro 20, 2008

What a Wonderful World!

Há 100 anos, o Barreiro devia ser um lugar estranho... rezam as crónicas que os animais tinham quatro patas, duas orelhas e o mesmo número de olhos! Bizarro, não é? Depois... depois veio a Quimigal e alterou o panorama, transformando o Barreiro na Twilight Zone portuguesa, com direito a fosfatos em doses hollywoodescas! Hoje, é difícil imaginar um barreirense sem problemas respiratórios e um genuíno camarro que nunca tivesse nadado junto a "submarino" daqueles acastanhados só podia estar armado em fino. Isto, claro está, na famosa Praia do Bico!
Quantos portugueses podem dizer que não podiam ir brincar para a rua porque o nível de gases na atmosfera era acima do suportável? Ah pois é! De vez em quando lá passava uma núvem preta e intimidadora que exalava um cheiro insuportável mesmo com as janelas fechadas. Como se isso não bastasse, as ruidosas explosões vindas do complexo industrial pareciam sugerir que se o Barreiro se passasse a chamar "Bomba Relógio" ninguém levava a mal!

Mas pronto, eramos dos melhores da Europa a fabricar sabonetes, com os quais poderíamos lavar as cinco patas dos gatos e as três orelhas dos cães...