Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

quinta-feira, março 23, 2006

Se fossem bons, estariam no Mundial!

"E o Zé Diogo queria aproveitar para dizer que isto aqui... que isto aqui é uma data de ladrões, uma data de gatunos e... senhor Olegário Benquerença: uma data de chupistas..."
Zé Diogo Quintela in "Perfeito Anormal" - SIC Radical

O pior do futebol português são os dirigentes (destacadíssimos, em primeiro lugar) e os árbitros (que por este ritmo, podem ganhar aos dirigentes se continuarem a apitar tão mal como o fazem). O problema é que, se os dirigentes são totalmente dispensáveis, o mesmo já não se pode dizer dos homens de negro (agora também disponíveis em amarelo, verde alface e côr-de-rosa), parte indispensável de qualquer jogo de futebol. E o pior de tudo é que à excepção de um ou dois árbitros da nova geração, a perspectiva de termos bons juizes num futuro próximo é tão negra como os trajes que estes envergam ou tão ridícula quanto as cores alternativas dos equipamentos. E o problema está nas bases. Há corrupção na arbitragem portuguesa? Sim, claro! Infelizmente, se a justiça pode prender os árbitros corruptos, não se pode fazer nada quanto ao árbitros incompetentes (e quem pode fazer, encobre os erros dos colegas), aqueles por muito boa vontade que tenham, acabam por justificar o seu estatuto de amadores. Tudo seria melhor se fossem profissionais? Não me parece, porque se eles não têm talento como amadores, não é o profissionalismo que vai conferir-lhes um dom especial para arbitrar.

Example
Lembro com graça um caso de corrupção no futebol distrital, onde um árbitro aceitou manipular o resultado de um jogo em troca de: DOIS SACOS DE BATATAS E DOIS GARRAFÕES DE AZEITE!

PS: Este post também foi publicado no blogue: www.fracoeafigura.blogspot.com

32 Comments:

  • At 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Relativamente a este senhor, depois do jogo de ontem, tudo o que se lhe possa chamar é pouco. De Chulo para cima, tudo pode ser considerado como miminho... É q ate começou bem, mas depois deve ter feito curto-circuito. Talvez tenha sido da chuva q apanhou. É q n só deu a vitoria ao Porto, como prejudicou os proximos jogos do SPorting, ao ter expulso injustamente o Caneira. Para este senhor só duas palavras CHU-LO.

     
  • At 2:22 da tarde, Blogger zez said…

    Eu adianto outras duas palavras: CA-BRÃO ;-)
    Só espero que este senhor não seja convocado para ir a Alvalade quando jogarmos contra o Porto!

     
  • At 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Olha q n me admirava nada... isto anda tão ao descarado, q até vão castigar o sa pinto e o tonel p n poderem jogar nesse jogo...n acho normal...

     
  • At 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Olha q n me admirava nada... isto anda tão ao descarado, q até vão castigar o sa pinto e o tonel p n poderem jogar nesse jogo...n acho normal...

     
  • At 1:21 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    eta dô di corno pu lagarto nã tá no jamôr. Olegário tambêm marcou golo na baliza do leão? num creio nã

     
  • At 9:42 da manhã, Blogger zez said…

    Pronto, os lampiões já se reconciliaram com a arbitragem portuguesa, depois daquele golo incrivelmente anulado ao Rio Ave que tirava as águias definitivamente da corrida pelo título. Para não falar do lance do golo do Mantorras: parecia o Karate Kid.

     
  • At 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Duas palavras: CHU-LOS

     
  • At 2:37 da tarde, Blogger zez said…

    três palavras para os árbitros: PA-LHA-ÇOS!

     
  • At 9:40 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Calma, calma. Os maus vizinhos de Alvalade andam mesmo de mau humor. Este fim-de-semana, alguma coisa a apontar ao árbitro no Penafiel? Claro que não, mas na vitória do SLB ao Braga houve certamente mão dos homens do apito. Certo?

     
  • At 9:45 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Três palavras para o problema dos lagartos: dor-de-corno.

     
  • At 11:12 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Dor de corno por estarmos à vossa frente?!

     
  • At 11:31 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    todos nós sabemos que os lagartos estão presos por arames. Com o jogo contra o FCP acaba-se a grande caminhada.

     
  • At 11:10 da manhã, Blogger zez said…

    Mau humor? 31 pontos conquistados em 33 possíveis causa mau humor a alguém? Só se for à vizinhança da Segunda Circular!

     
  • At 11:11 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Isso é verdade. Afinal nem são assim tão coitadinhos.

     
  • At 12:16 da tarde, Blogger zez said…

    nove vitórias consecutivas... sem sofrer golos há seis jogos... só dependemos de nós para chegar ao título, temos um treinador que acredita nos jogadores... realmente, somos uns desgraçadinhos!

     
  • At 5:42 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Se fossem assim tão grandes estavam na Europa. Ou será que o Benfica anda a comprar toda a gente na UEFA? Ah! E ZEZ, espero que tenhas visto o Karate Kid II contra o Penafiel. Espero que tenhas algo a dizer sobre isto. Como ainda não li, presumo que não tenhas visto o jogo.

     
  • At 5:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    E já agora espero que ganhem ao Guimarães. Ajudava-os a descer de divisão.

     
  • At 8:35 da tarde, Blogger zez said…

    Espero que eliminem o Barça para que haja equipas portuguesas presentes em finais europeias em quatro épocas consecutivas.

    Quanto ao Sporting vs Penafiel, até vi o jogo no estádio. Sinceramente, não sei qual é o lance que te referes.

     
  • At 2:52 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Bem dizia o comentador que o jogo estava tão bom que os adeptos até podiam jogar às cartas. Vocês são muito engraçados. Só vêem o que se passa em casa do vizinho.

     
  • At 12:28 da tarde, Blogger zez said…

    Provavelmente, esse lance de que falas aconteceu numa altura em que eu estava com o ás, a manilha e o rei de trunfo e ainda estava a opinar sobre um jogo de dominó que estava a ter lugar uma fila abaixo da minha!

     
  • At 12:29 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Estes gajos do SLB tÊm sempre qq coisa a dizer...Arranjem uma vida propria... deixem de se preocupar c a vizinhança...

     
  • At 12:32 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Lagarto pintado quem te pintou? Foi um levezinho que aqui passou.

     
  • At 11:16 da manhã, Blogger Unknown said…

    Gostaria de lembrar, essencialmente aos lagartos, que o Barça precisou de um arbitros ingles com ar de panilas para conseguir sacar um 0-0 na luz. Não foram um mas dois penaltis escandalosos que roubaram ao Benfica!
    Quanto ao Sporting-Porto, dou-vos razão, porra, até eu que estou na holanda vi o que se passou, só mesmo o arbitro é que não deve ter reparado no que se passava à volta dele...

     
  • At 11:58 da manhã, Blogger zez said…

    Agora, vamos ter a vendetta na próxima jornada do campeonato! Já estamos como vocês na Champions: quem vier, morre!

    Já agora e por falar em dois pénaltis escandalosos, o pessoal de Belém ficou um bocado lixado este fim-de-semana.

    Abraços

    PS: e boa sorte para quarta-feira!

     
  • At 1:32 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois ficou, grande escandaleira. Acontece, mas não tem sido muito vulgar este ano. De qualquer forma o Guimarães também não tem motivos para rir-se da arbitragem.

     
  • At 2:41 da tarde, Blogger zez said…

    Tens razão, Xostrinha! Mas o árbitro compensou esse erro com outro, não assinalando um pénalti escandaloso a favor do Sporting!

    De qualquer forma, a vossa vitória foi justíssima! Tal como a nossa, creio! Espero que sirva de estímulo para quarta-feira!

    Abraço

     
  • At 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É q quando se erra para os dois lados, ainda vai q n vai, agora só ver p um lado tem sido uma constante... de qq forma, acho q os árbitros n são os principais culpados. Qr nas antas, qr no restelo, aqueles ficais de linha deviam ter assinalado o q viram.. Talvez uns óculos ajudassem... Venha o FC Porto...

     
  • At 4:58 da tarde, Blogger zez said…

    Aqueles fiscais de linha... nem com um grande desconto na MultiÓpticas (passo a publicidade) aquilo lá ia.

    Quanto ao Benfica, achei engraçado o presidente do clube dizer que "só espera que o Benfica não seja prejudicado pela arbitragem como foi na Luz, na primeira-mão". Apetece acrescentar: "e que pénaltis semelhantes àqueles que não foram assinalados no Restelo, sejam sancionados em benefício do Benfica, se tal acontecer no Nou Camp".

     
  • At 5:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    "O pior do futebol português são os dirigentes, os árbitros" e, acrescento eu, todos sportinguistas ressabiados (desculpem a redundância pois são sinónimos).

     
  • At 5:56 da tarde, Blogger zez said…

    "O pior do futebol português são os dirigentes, os árbitros" e, acrescento eu, as claques do Benfica que são as únicas claques do mesmo clube (em todo o Mundo), que organizam batalhas campais entre elas.

    "São papoilas saltitantes", assim finaliza o hino do Benfica, certo?

     
  • At 10:19 da manhã, Blogger zez said…

    "Na minha opinião ficaram dois penáltis por marcar"

    Pedro Proença (árbitro do Belenenses vs Benfica), in Jornal "O Jogo", 05/04/06

     
  • At 6:02 da tarde, Anonymous Anónimo said…

Enviar um comentário

<< Home