Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

segunda-feira, março 13, 2006

Hotmail ou Rhotmail???

Em discusão acesa com uma brasileira (não a minha namorada, atenção), fui confrontado com uma realidade: quando os portugueses falam entre si, cumprem a regra do H mudo mesmo nos estrangeirismos. Exemplo: Hotmail, Hip Hop, Honda, etc. Os brasileiros têm uma regra em relação aos estrangeirismos: todos são pronunciados tal como na sua língua original. Exemplo: Rhotmail, Rhip Rhop ou Rhonda. Esclareci, no entanto, que qualquer português que sabe inglês pronuncia estas palavras de forma correcta, quando fala com um estrangeiro, de forma a fazer-se entender.
Mesmo assim, essa amiga brasileira não percebe porque é que nesses estrangeirismos que começam com H, aplica-se a regra do H mudo e não se pronunciam esses termos tal como são falados na sua língua original. Sinceramente, não lhe soube explicar mas apresentei uma constatação:

- se nos entendemos em Portugal dessa forma e se somos entendidos no estrangeiro (ou no nosso país se for necessário), não é incorrecto aplicar o H mudo em estrangeirismos que começam com H, quando conversamos entre tugas.

No fundo, se estou a falar com um português e digo-lhe que tenho um mail no Hotmail, porque é que tenho de lhe dizer que tenho um mail no Rhotmail? Para ser entendido por um qualquer estrangeiro que apanhe a conversa do ar? E se, no Brasil, alguém disser a um estrangeiro que vai ali tirar uma xerox, será que este vai perceber que se trata de uma simples fotocópia?

2 Comments:

  • At 10:13 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Muito interessante a discussão que mantém com brasileiros. Quanto ao seu comentário, postei um artigo. Embora não responda efetivamente à sua questão, acredito que possa esclarecer deveras.

     
  • At 9:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Looking for information and found it at this great site... »

     

Enviar um comentário

<< Home