Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

sexta-feira, junho 27, 2008

Abram alas para o Vale...

Se existem figuras portuguesas com potencial para tornarem-se míticas daqui a 500 anos, com direito a figurarem em livros de banda desenhada, Vale e Azevedo é uma personalidade que não pode ser ignorada. Tal como ainda hoje não se sabe se Sherlock Holmes existiu de facto, acredito que a existência de Vale e Azevedo será colocada em causa com o passar dos séculos e tudo porque alguém com uma vida tão próxima da melhor ficção, só pode tornar-se produto de uma consciência colectiva. É inevitável!

Com exactidão, alguém consegue lembrar-se de quantas vezes e por quantos crimes este homem já foi julgado? Confesso que já me perdi! Questiono-me mesmo se Vale e Azevedo não terá já preenchido toda a "caderneta" do código penal, tantas foram as falcatruas em que se viu envolvido. Acredito que o homem tenha dificuldade em acompanhar o seu próprio percurso criminal e que tenha uma espécie de agenda de julgamentos. "Julgamento por burla agravada? Senhor juíz, a essa hora vai ser muito complicado! Marque-me isso para a tarde! Vou estar toda a manhã a ser julgado por evasão fiscal!", suplica o homem que, em vez do curso de advogado, deveria logo ter tirado o curso de réu, com direito a pós-graduação e doutoramento...

Quando algum jornalista do Correio da Manhã, imbuído da silly season, lembrou-se de tentar perceber onde estava Vale e Azevedo (julguei que estivesse preso), foi descobri-lo em Londres a viver à grande. Caramba, o homem tem mesmo sete vidas ou então, tem a única máquina de tele-transporte que existe: de Vale de Judeus para o Mundo... não há limites para o ex-presidente do Benfica.

Daqui a 500 anos, as crianças vão querer ouvir histórias deste português mítico e Vale passará à condição de herói. "Mamã, mamã, conta-me aquela do Super Vale quando ele foi preso pelas autoridades, apenas cinco minutos depois de ser liberto!!!!".