Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

quarta-feira, julho 13, 2005

"Então": a palavra-chave

Quem foi o engraçadinho que programou a nossa mente para darmos uma conversa telefónica como acabada, após um dos intervenientes proferir a palavra: "então"? O "então" surge para uma conversa telefónica como o "Raid" para as melgas e mosquitos, como o Santana Lopes para as finanças públicas ou o Luís Campos para uma qualquer equipa da SuperLiga! É certo e sabido que, quando alguém diz aquela palavra mágica, o interlocutor vai entender aquelas meras cinco letrinhas como um "bom, já podíamos era acabar com esta conversa, porque isto está a ficar desinteressante e eu tenho mais que fazer do que estar para aqui a ouvir-te"! Por mais "vampirizadora" que aquela pessoa seja ao telefone (e há pessoas que aproveitam aquela situação para sugar-nos avidamente até à última gota), o "então" é entendido por todos e não há ninguém que mantenha uma conversa telefónica durante mais de um minuto após a "estocada final" do "então".
E este "então" pode aparecer de uma forma simples (o "então" puro e duro é o mais letal, a conversa dissolve-se em poucos segundos) ou disfarçado no meio de uma frase, como quem mistura comprimidos que os cães não gostam no meio de prato de carne irresistível. Nesta segunda forma, já identificámos o então nestes formatos: "então vou ver o que é posso fazer?"; "vamos ver então como as coisas se vão processar?" ou, o mais dissimulado de todos: "então, quando é que chegas?".
Quando me apercebi desta situação, tentei fugir ao que está estabelecido e retirei a palavra "então" do meu vocabolário telefónico, para ver se haveria outra forma de terminar um telefonema! É complicado, é quase asfixiante! Tentem abolir a palavra "então" do vosso vocabolário ao telefone e vejam como é difícil dar por terminada uma conversa telefónica! E já agora, quantos "tchaus" seguidos é possível dizer à medida que baixamos a cabeça, segundos antes de terminar o telefonema? Então, até ao próximo post! Fiquem bem!

Example
Em cima: Luís Campos: "Já despromovi duas equipas na mesma época! Quero ver quem faz pior do que isto!"

2 Comments:

  • At 11:04 da manhã, Blogger Zorze Zorzinelis said…

    Muito bom, meu caro Zez! Nunca me tinha apercebido de tal coisa!!! Bom texto! Vou fazer a experiência - sempre é menos duro do que a outra de lavar metade do cabelo com Linic e a outra com Champô normal!

     
  • At 7:22 da tarde, Blogger El Mariachi said…

    Olha, dói!
    Estar contigo desde que escrevíamos balelas
    e ter de ver o que um só velho impotente destrói
    O sinal da Dora, o cotão na secretária da Magda e as suas pestanas, belas,
    como as palavras das ousadias...

    O Tiago e as fisgas,
    o Baía e as cantigas do bandido
    Uma redacção cheia de cenisgas
    Tudo isso foi banido

    Saber que não dás o litro nesta página electrónica
    e que há muito mereces a tua foto... numa crónica!

     

Enviar um comentário

<< Home