Manual Sobre Vivência

Caro leitor: quando nasceu, foi-lhe entregue o respectivo manual sobre como sobreviver neste mundo? Não? Temo dizer que foi enganado e sugiro que siga este blogue atentamente, se possível, algumas vezes por dia!

terça-feira, junho 28, 2005

Entrevista com um Tsunami...

Entrevistador - Você é conhecido por Tsunami, mas esse não é o seu verdadeiro nome...
Tsunami - De facto! Chamo-me José Pereira da Costa e nasci no Bombarral!

E. - Quando é que percebeu que queria ser tsunami quando crescesse?
T. - Costumava rodopiar na minha banheira em pequeno, fazia-o com tal intensidade que um "caça-talentos" disse-me que podia fazer muito dinheiro com este dom! Os meus pais diziam-me ao início que eu tinha um desequilíbrio nas placas tectónicas, mas eu nunca entendi se era um elogio ou uma crítica!

E. - E como é que começou?
T. - O meu primeiro trabalho foi num jacuzzi mas aquilo não correu nada bem! As pessoas pareciam sair de lá relaxadas e o meu objectivo era que elas nem saíssem de lá! Estive lá apenas um ano e de seguida fui convidado para fazer ondas numa piscina municipal, mas as Câmaras Municipais pagam tarde e tive de me direccionar para outro lado!

E. - Foi aí que decidiu emigrar?
T. - Por mim, desenvolvia a minha actividade no meu país, mas ainda há muito preconceito contra os tsunamis em Portugal! Todos falam daquela situação do sudeste asiático mas as pessoas esquecem-se que há bons e maus profissionais, tal como em todas as profissões!

E. - Isso é uma crítica aos media?
T. - Todos falaram mal do tsunami, mas alguém se lembrou de falar "com" um tsunami? Não! Agora as pessoas generalizam, discriminam os tsunamis que só querem fazer o seu trabalho de uma forma honesta! Alguém fala das nossas condições de trabalho, dos salários em atraso? Ainda nem recebi o subsídio de risco do ano transacto... enfim, é muito triste!

E. - Sentiu-se descriminado?
T. - Depois daquela tragédia, deixei de fazer a minha vida como fazia! Antes, era abordado na rua com simpatia e as pessoas diziam gostar do meu trabalho! Diziam-me: "Dê cá um beijinho, senhor tsunami! Aprecio muito o seu trabalho! Gosto muito de o ver na televisão!". Até cheguei a ir ao programa do Goucha, deixei o estúdio todo alagado! Foi lindo! De 26 de Dezembro para cá, tem sido péssimo! Olham-me de lado, fazem comentários desagradáveis... é muito complicado!"

E. - Já receava que isto acontecesse um dia?
T. - Infelizmente, sim! O tsunami que fez aquilo no sudeste asiático foi meu colega de trabalho e sempre senti que ele era um pouco desequilibrado; enfim, uma infância triste! Era excluído socialmente e costumava ter uma postura radical em tudo! Temia que aquilo acontecesse o que veio a suceder, quando soube que ele encontrava-se naquela região do planeta!

E. - "Paga o justo pelo pecador"?
T. - Exacto! Até a minha família ressente-se disso! Actualmente, desenvolvo a minha actividade fora do meu país: Hawai, Austrália, Costa Rica... enfim, vou a todo o lado! Estou sempre disponível para trabalhar seja onde for, mas é incrível e lamentável que tenha de o fazer longe de Portugal!

E. - Considera voltar a Portugal?
T. - Ericeira e Carcavelos são destinos que me agradam, mas julgo que Portugal não está preparado para apreciar o trabalho de um tsunami. Não os condeno! Temos medo do que não conhecemos e os portugueses estão muito receosos.

E. - Vamos falar do futuro! Os seus filhos querem seguir a sua profissão?
T. - Sempre disse que não iria incentivá-los a seguir a profissão de tsunami! É uma vida muito instável, ganha-se pouco, não temos um local de trabalho fixo, o que por vezes provoca uma certa instabilidade familiar. Felizmente, tenho uma companheira que me compreende e que me apoia em todas as decisões. Não "faz ondas", e isso é muito bom!

Example
Em cima: Um tsunami incompreendido tenta chamar a atenção do público presente

3 Comments:

  • At 10:39 da tarde, Blogger Zorze Zorzinelis said…

    My lovely friend, deixa-me medir a minha satisfação por te ver na blogosfera; ou aliás, esquece lá isso. O que importa é que estou muito feliz por poder ler os textos de um grande mestre do bom humor masculino. No momento em que te escrevo este breve comment, sei que estás na savana, combatendo - na lama! - essa grande ameaça intulada mulheres da selva! Dá conta delas e traz histórias para contar. Vou adicionar o teu blog ao meu!!! Grande abraço do teu bom amigo Zorze. Parabéns!!!

     
  • At 4:31 da tarde, Blogger El Mariachi said…

    Meu caro, meu caro... dá largas, dá largas... gosto de ver, gosto de ver...
    És grande!

     
  • At 4:51 da tarde, Blogger Luís said…

    que grande sketch do "gato" que isto dava...

     

Enviar um comentário

<< Home